terça-feira, 26 de outubro de 2010

A importância dos slides na escola

     Os slides são importantes ferramentas na organização dos planos de aula porque desperta a curiosidade dos alunos, uma vez que são utilizados figuras, fotos, textos, diagramas, gráficos, etc.
     A vantagem de usarmos esse recurso é a inclusão de sons diversos e as apresentações por computador ganham vida própria. As imagens coloridas associadas aos sons produzem um efeito fascinante nos alunos, principalmente os alunos dos primeiros anos do ensino fundamental.
     A Educação Digital está em constante transformação e os educandos necessitam estar envolvidos com a tecnologia atual.

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Exemplo de Atividade em História



Bibliografia



Proinf, Texto Unidade I. Pedagogia de Projetos

Apostila Telecurso 2002. 1º grau. História. Vol.I. Fundação Roberto Marinho

Coleção Verso e Reverso. Geografia e História. Eu e o Outro: a construção da cidadania. Editora Nacional

Filmes sugeridos pelo Proinfo:

“O impacto da tecnologia” – 4º filme

“Educação e tecnologia” – 5º filme (entrevista com Landislau)

Exemplo de Atividade em Ciências

Exemplos de Atividades em Matemática


PROJETO: JOGOS EDUCATIVOS E INTERDISCIPLINARIEDADE
PÚBLICO ALVO: ALUNOS DO 1º E 2º ANO
ATIVIDADE: DOMINÓ DE FRUTAS
MATERIAL: SULFITE, CARTOLINA. COLA, TESOURA, DADO E CONTACT.
DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA
OBJETIVO: PROPORCIONAR A CRINAÇA QUE CONSTRUA SEU CONHECIMENTO DA LEITURA E ESCRITA ATRAVÉS DO JOGAR.
DESENVOLVIMENTO: A PROFESSORA IRÁ TRAZER CONFECCIONADOS 10 CONJUNTOS DO JOGUINHO. DEPOIS IRÁ DIVIDIR A SALA EM 10 GRUPOS COM 3 INTEGRANTES CADA UM. EM SEGUIDA IRÁ DISTRIBUIR UM CONJUNTO DO JOGUINHO PARA CADA GRUPO. LOGO APÓS A DISTRIBUIÇÃO, EXPLICAR O PROCEDIMENTO E AS REGRAS DO JOGO.
REGRAS DO JOGO:
1º) EMBARALHAR AS CARTAS COM AS IMAGENS VIRADAS PARA BAIXO;
2º) CADA INTEGRANTE IRÁ PEGAR 7 CARTAS SEM MOSTRA-LAS PARA O COLEGA;
3º) JOGA-SE O DADO PARA VER QUEM IRÁ COMEÇAR O JOGO;
4º) COMEÇA O JOGO QUEM TIRAR O Nº MAIOR NO JOGO DE DADO;
5º) QUEM INICIA O JOGO ESCOLHE UMA DE SUAS CARTAS E JOGA NA MESA, O PARTICIPANTE SEGUINTE, OLHA E VERIFICA SE EM SUA MÃO TEM UMA CARTA COM A FRUTA OU PALAVRA JOGADA NA MESA. SE O MESMO TIVER A CARTA  JOGA E O SEGUINTE CONTINUA.  CASO NÃO TENHA A CARTA, PASSA A VEZ E ASSIM, O JOGO TRANSCORRE ATÉ QUE UM DOS PARTICIPANTES NÃO FIQUE COM NENHUMA CARTA NA MÃO E SERÁ O GANHADOR DO JOGO.
AVALIAÇÃO: SERÁ AVALIADO O PROCESSO DE LEITURA QUE O ALUNO DEVERÁ FAZER DA IMAGEM OU ESCRITA PARA JOGAR A CARTA NECESSÁRIA.



Exemplo de Atividade em Língua Portuguesa

Exemplo de Atividade em Educação Físisca

EDUCAÇÃO FÍSICA:  “Salada mista”


Objetivo: Desenvolver a coordenação motora, agilidade e atenção através da brincadeira musical “Salada mista”.


Observação: Os alunos deverão preparar cartões com nomes de frutas e respectivos formatos com cores correspondentes a cada uma, no computador, imprimir e misturá-las em caixas diferentes (frutas e palavras)


Encaminhamento: Os alunos serão dispostos em duplas, representando as frutas da música “salada mista”. Todos abaixados só levantarão ao ouvirem a música mencionar o nome da fruta que representam, abaixando em seguida, ao ouvirem salada mista todos levantam juntos. Ao término da música cada dupla deverá pegar os cartões com suas respectivas frutas, relacionando escrita com desenho e levando-as a um lugar previamente determinado pelo professor.


Atividade nº 05 – “Salada mista”


Música:

Pêra, uva, maçã, salada mista
Diz o que você quer
Sem eu dar nenhuma pista

Uni-duni-te
Salame mingúe
Sem querer querendo
Escolhi você...

Modelos de fichas e cartões:


               UVA




             MAÇÃ




         




       








PÊRA










quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Exemplos de Atividades de Geografia

GEOGRAFIA: Regiões brasileiras

OBJETIVO: Identificar as regiões do Brasil utilizando cores e pratos típicos, conforme a legenda.

OBSERVAÇÃO: O professor apresentará o mapa do Brasil dividido em regiões na tela do computador e explanará o assunto da extensão de terras brasileiras.

ENCAMINHAMENTO: Os alunos deverão acessar o mapa do Brasil no computador para fazer a leitura da legenda e imprimi-lo. Em seguida farão o colorido de cada região conforme indicação na legenda. Posteriormente recortarão as figuras de comidas típicas para colar em suas respectivas regiões.

SUGESTÃO: O professor poderá colocar o mapa no programa ppaint para que o colorido do mapa seja feito no computador juntamente com as figuras de comidas típicas arrastando o mouse. Dessa forma não precisará imprimir.

Atividade nº 04: Regiões brasileiras

O Brasil é o 5º país do mundo em extensão de terra, por isso está dividido em cinco regiões: Norte, Sul, Nordeste, Sudeste e Centro-oeste.

1- Pinte as regiões conforme a legenda.
2- Recorte e cole as comidas típicas em cada região.



Recorte e cole as figuras de comidas típicas correspondentes a cada região do mapa. (atividade 04) As figuras deverão ser reduzidas para caber no mapa





Postado por Roseli Dias Góes





   

Exemplo de Atividade em Artes

ARTES: "Você é o que você come"

Objetivo: Montagem de um esquema corporal utilizando recortes da pesquisa de alimentos dos grupos alimentares feita em supermercados, feiras livres, panfletos ou revistas, a fim de iniciar uma conscientização no educando para o desenvolvimento de uma boa alimentação e hábitos saudáveis.
Sugestão: Levar os alunos para a visitação e observação de um supermercado ou feira livre para pesquisa e aquisição de panfletos ou revistas com ilustrações de alimentos. Durante a visita solicitar aos alunos que observem a higiene, qualidade, disposição de armazenamento dos alimentos.
Encaminhamento: Os alunos deverão acessar o site do Google para pesquisarem os grupos de alimentos. Em seguida localizarão a atividade número 02 "Você é o que você come" para imprimi-la e executá-la.

















Postado por Roseli Dias Góes

Exemplo de Atividade em Informática

INFORMÁTICA: Elaborando uma lista no micro

Objetivo: Conhecer o equipamento e seu funcionamento.

Observação: Os alunos deverão estar cada qual em um computador, a fim de manuseá-lo seguindo as instruções do professor quanto ao seu uso.

Encaminhamento: O professor apresentará o equipamento nomeando suas partes e solicitando que os alunos as identifiquem: estabilizador, monitor, teclado, mouse, CPU ou gabinete.
Em seguida os alunos ligaram o equipamento seguindo as orientações do professor, depois acessarão o Word para digitarem uma lista numerada de alimentos de sua preferência.


Exemplo: Atividade nº 01

Lista de alimentos que mais gosto:

01- feijão
02- arroz
03- macarrão
04- gelatina
05- maçã
06- bife
07- batata
08- salada

Objetivo

Objetivo: Conhecer o equipamento e seu funcionamento.

Observação: Os alunos deverão estar cada qual em um computador, a fim de manuseá-lo seguindo as instruções do professor quanto ao seu uso.

Encaminhamento: O professor apresentará o equipamento nomeando suas partes e solicitando que os alunos as identifiquem: estabilizador, monitor, teclado, mouse, CPU ou gabinete.
Em seguida os alunos ligaram o equipamento seguindo as orientações do professor, depois acessarão o Word para digitarem uma lista numerada de alimentos de sua preferência.

Áreas da Interdisciplinaridade

INFORMÁTICA: Elaborando uma lista no micro - Atividade nº 01

ARTE: "Você é o que você come" - Atividade nº 02

HISTÓRIA: Nação Brasileira e seus hábitos alimentares - Atividade nº 03

GEOGRAFIA: Regiões brasileiras - Atividade nº 04

EDUCAÇÃO FÌSICA: Salada mista - Atividade nº 05

LÍNGUA PORTUGUESA: jogo da velha

MATEMÁTICA: jogo da feirinha

CIÊNCIAS: aula prática e preparação da salada de fruta

          Tendo em vista a interdisciplinaridade das atividades proposta, acreditamos com isso que a aprendizagem deva ser significativa e prazerosa para o educando.                                      
          Há necessidade de um reequilíbrio e acesso a interação do trabalho e educação, ou seja, educação introdutória ao mundo, interação entre educação e vida social não somente no período escolar, mas durante toda a vida

Introdução

          O Projeto Jogos Pedagógicos e interdisciplinaridade que ora apresentamos é uma proposta de trabalho pedagógico, que tem como objetivo organizar e articular o conhecimento universal com o tecnológico,  a fim de mostrar os benefícios da tecnologia nas escolas públicas.
          Considerando que a evolução tecnológica tem um impacto histórico e necessário na evolução do homem, há necessidade de incluir os alunos e a comunidade envolvida na educação escolar utilizando os equipamentos tecnológicos disponíveis nas unidades escolares.
          Segundo Ladislau, o espaço do conhecimento está se multiplicando e a escola não pode ser conteudista tradicional. Ela tem que ensinar como se organiza as informações e os conhecimentos, bem como sua seleção.
          Dessa forma, o conteúdo apresentado neste Projeto quer mostrar a importância de uma alimentação saudável na vida de um indivíduo, utilizando a tecnologia em suas etapas através de aulas no laboratório de informática de uma escola municipal para alunos de 1º e 2º anos do Ensino Fundamental.
          O tema Alimentação Saudável foi selecionado a partir dos objetivos de aprendizagem definidos pela proposta curricular e pelas características cognitivas, sociais e afetivas das crianças desse segmento da escolaridade.
          Há uma infinidade de jogos educativos a respeito da boa alimentação. Os nutrientes de cada alimento divididos em legumes, verduras, carnes, peixes, etc.
          Esses jogos podem ser introduzidos desde muito cedo na alfabetização e eles estão cada vez mais rápidos e alguns dependem muito do ambiente em que são utilizados.
          Podem ser encontrados para várias idades e diante da preocupação dos pais, convém orientá-los de forma mais particular no lar. É bom lembrar que, muitos desses jogos ativam a memória da criança e em se tratando de alimentação, convém ficar bem atento a tudo.
          De forma divertida e bem colorida, a criança tem sua atenção voltada para momentos de muito prazer e aprendizado.
          O Projeto é composto por textos, mapas, lista  pesquisa e jogos variados organizados em atividades seqüenciadas de forma contínua em todas as disciplinas da grade curricular, conforme descrito abaixo:

Projeto Integrado de Aprendizagem

O Projeto Jogos Educativos e Interdisciplinaridade que ora apresentamos, é uma proposta de trabalho pedagógico, que tem como objetivo organizar e articular o conhecimento universal com o tecnológico, a fim de mostrar os benefícios da tecnologia nas escolas públicas.
O tema central do projeto, gira em torno de: Tecnologia e Educação conectadas com a Sociedade Contemporânea.
O nosso subtema é: Jogos Educativos e Interdisciplinaridade

Esperamos que esse Projeto venha contribuir com a Prática Pedagógica de muitos educadores comprometidos com uma educação de qualidade na era da tecnologia.

Beijos,
Eunice, Porfiria e Roseli

O computador vai substituir o professor?

Sim, o computador vai substituir aquele professor que insistir em oferecer aos seus alunos, aulas repetitivas, burocráticas, maçantes e muitas vezes acomodadas.
O uso do computador já não é mais nehnuma novidade para nossos alunos. O que precisamos refletir, é em como utilizá-lo como auxílio em nossas aulas, pois ele é uma ferramenta muito útil em sala de aula, desde que seja utilizado de maneira correta e significativa para a aprendizagem.
O professor hoje precisa se manter atualizado, precisa buscar apoio da informática para a sala de aula, não deve ter medo ou achar que o computador vai substituí-lo.

Texto  para reflexão:

"Mais do que máquina, precisamos de humanidade.
Mais do que inteligência, precisamos de afeição e doçura.
Sem essas virtudes a vida será de violência e tudo estará perdido."
( autor desconhecido)

Postado por: Roseli Dias Góes

domingo, 17 de outubro de 2010

O computador vai substituir o professor?

     O computador estará a serviço do professor que terá que reorganizar e atualizar seus métodos de ensino a fim de estimular e orientar o educando na utilização de novas tecnologias com consciência e responsabilidade de forma a construir o seu conhecimento com significado e interação em todas as disciplinas.

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Já sei...

Olá pessoal:

Pois não é que aprendi a editar e colar imagens no blog?
Não é difícil não, pois a Cibele falou que precisamos tentar fazer primeiro e depois dizer que não sabemos.Pois não é que deu certo, mesmo?  
Agora não esqueço mais.
Olha, estou com saudades do nosso grupo, faltei porque estava doente. Aconteceu um fato novo que deixou-me muito chateada. Amanhã eu explico, mas não vou desistir do curso não, tá?
Abraços...
  
Eunice

Leitura e considerações: O computador vai substituir o professor?

Muito bom este artigo de Andréa Cecília Ramos, pois nunca tinha visto a prática escolar por este prisma, onde o computador poderá SIM substituir o educador. Que significativo abrir-se um "leque" de discussão a respeito de tão importante assunto, pois acredito que a tecnologia esta do lado do educador e dos alunos.  Precisamos muito disso, nossoa olhos ficarão mais atentos a todas as inovações neste século em que vivemos. Trabalhamos por erradicar professores alienados em suas práticas rotineiras e aos alunos haverá mais oportunidades de participarem do próprio processo de aprendizagem.  Simplesmente, quando penso que as aulas poderão ser mais motivadoras com o computador, não vejo a hora de poder oportunizar meus alunos a estarem  no laboratório e mostrar o quanto são melhores do eu. Certamente poderei vivenciar momentos muito alegres com eles. Desafios? Por que não?
Não se pode mesmo imaginarmos ficar sem as imagens e sons que a internet nos proporciona, então, porque os alunos não podem ter esse prazer também?  Enfatizando-se ainda as mudanças que haverão nas idéias, onde os sonhos passarão de meras aspirações, passarão a frente e a realidade ficará mais próxima.
Já pensou quantas habilidades serão descobertas com as inovadoras "asas" da tecnologia? E os sorrisos estampados no rosto dos meninos e meninas que mergulharem nessa ferramenta que alimenta o conhecimento?
Quero sim ser substituída pelo desejo de meus alunos em ter mais, conhecer mais, sonhar mais e voar acima dos ignorantes, aqueles seres impacíveis que acreditam no "assim tá bom, mudar dá trabalho". 
Se meus alunos aprenderem a criticar o que estão querendo empurrar em nossas gargantas, sinceramente, já valeu muito a pena sacrificar mais tempo para planejar aulas no computador.  Salvar a mente dessas crianças é salvar os meus sonhos e os de todos os pensadores em educação libertadora. 
Não posso desistir... são os espinhos que protegem as flores. Eles estão lá, assim é preciso vencê-los.


                Essas flores representam nossos sonhos!!!
                        Sempre em transformação!!!