O Projeto Jogos Pedagógicos e interdisciplinaridade que ora apresentamos é uma proposta de trabalho pedagógico, que tem como objetivo organizar e articular o conhecimento universal com o tecnológico, a fim de mostrar os benefícios da tecnologia nas escolas públicas.
Considerando que a evolução tecnológica tem um impacto histórico e necessário na evolução do homem, há necessidade de incluir os alunos e a comunidade envolvida na educação escolar utilizando os equipamentos tecnológicos disponíveis nas unidades escolares.
Segundo Ladislau, o espaço do conhecimento está se multiplicando e a escola não pode ser conteudista tradicional. Ela tem que ensinar como se organiza as informações e os conhecimentos, bem como sua seleção.
Dessa forma, o conteúdo apresentado neste Projeto quer mostrar a importância de uma alimentação saudável na vida de um indivíduo, utilizando a tecnologia em suas etapas através de aulas no laboratório de informática de uma escola municipal para alunos de 1º e 2º anos do Ensino Fundamental.
O tema Alimentação Saudável foi selecionado a partir dos objetivos de aprendizagem definidos pela proposta curricular e pelas características cognitivas, sociais e afetivas das crianças desse segmento da escolaridade.
Há uma infinidade de jogos educativos a respeito da boa alimentação. Os nutrientes de cada alimento divididos em legumes, verduras, carnes, peixes, etc.
Esses jogos podem ser introduzidos desde muito cedo na alfabetização e eles estão cada vez mais rápidos e alguns dependem muito do ambiente em que são utilizados.
Podem ser encontrados para várias idades e diante da preocupação dos pais, convém orientá-los de forma mais particular no lar. É bom lembrar que, muitos desses jogos ativam a memória da criança e em se tratando de alimentação, convém ficar bem atento a tudo.
De forma divertida e bem colorida, a criança tem sua atenção voltada para momentos de muito prazer e aprendizado.
O Projeto é composto por textos, mapas, lista pesquisa e jogos variados organizados em atividades seqüenciadas de forma contínua em todas as disciplinas da grade curricular, conforme descrito abaixo:
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