segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Leitura e considerações: O computador vai substituir o professor?

Muito bom este artigo de Andréa Cecília Ramos, pois nunca tinha visto a prática escolar por este prisma, onde o computador poderá SIM substituir o educador. Que significativo abrir-se um "leque" de discussão a respeito de tão importante assunto, pois acredito que a tecnologia esta do lado do educador e dos alunos.  Precisamos muito disso, nossoa olhos ficarão mais atentos a todas as inovações neste século em que vivemos. Trabalhamos por erradicar professores alienados em suas práticas rotineiras e aos alunos haverá mais oportunidades de participarem do próprio processo de aprendizagem.  Simplesmente, quando penso que as aulas poderão ser mais motivadoras com o computador, não vejo a hora de poder oportunizar meus alunos a estarem  no laboratório e mostrar o quanto são melhores do eu. Certamente poderei vivenciar momentos muito alegres com eles. Desafios? Por que não?
Não se pode mesmo imaginarmos ficar sem as imagens e sons que a internet nos proporciona, então, porque os alunos não podem ter esse prazer também?  Enfatizando-se ainda as mudanças que haverão nas idéias, onde os sonhos passarão de meras aspirações, passarão a frente e a realidade ficará mais próxima.
Já pensou quantas habilidades serão descobertas com as inovadoras "asas" da tecnologia? E os sorrisos estampados no rosto dos meninos e meninas que mergulharem nessa ferramenta que alimenta o conhecimento?
Quero sim ser substituída pelo desejo de meus alunos em ter mais, conhecer mais, sonhar mais e voar acima dos ignorantes, aqueles seres impacíveis que acreditam no "assim tá bom, mudar dá trabalho". 
Se meus alunos aprenderem a criticar o que estão querendo empurrar em nossas gargantas, sinceramente, já valeu muito a pena sacrificar mais tempo para planejar aulas no computador.  Salvar a mente dessas crianças é salvar os meus sonhos e os de todos os pensadores em educação libertadora. 
Não posso desistir... são os espinhos que protegem as flores. Eles estão lá, assim é preciso vencê-los.


                Essas flores representam nossos sonhos!!!
                        Sempre em transformação!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário